A Skoola é diferente. Uma Academia de Música Urbana, onde aprender música não segue as regras ou modelos convencionais. Um espaço onde os jovens podem ser eles próprios e descobrir o seu potencial musical, a sua identidade artística.
A Skoola está a criar uma família musical que aprende e cresce em conjunto. Todos nascemos com o potencial para desenvolver uma paixão ou um talento que, muitas vezes, acabamos por não descobrir ou de ter oportunidades, espaço e tempo para explorar. A Skoola pretende criar espaço e tempo para despertar a curiosidade, inspirar, explorar, aprender criando / aprender brincando.
Através da música aprende-se a estar, aprende-se a brincar, aprende-se a história e estórias que nos ensinam a viver, aprende-se a criar e comunicar e a celebrar a vida.
Somos uma aldeia musical, um espaço onde os músicos mais experientes e celebrados e aqueles que nela estão a dar os primeiros passos, partilham experiências e aprendem uns com os outros. Aqui, juntos vamos questionar o presente e inventar o futuro em que queremos viver.
Renovámos um antigo ginásio dentro da Escola EB 2, 3 Manuel da Maia na Rua Freitas Gazul em Campo de Ourique. São 120m2 para tocar, ensaiar, produzir e também fazer música nos computadores. Nesta escola existe também uma Escola de Atores – a AMA - e uma Escola de Artes- a BASE. O espaço ideal para criar uma nova tribo.
A Skoola garante bolsas para os participantes que não possam pagar as atividades regulares, as semanas de criação artística que acontecem geralmente durante as férias escolares ou qualquer outra atividade que seja realizada e onde gostassem de participar. Os candidatos deverão ter entre os 9 e os 18 anos, viver na zona de Lisboa e enviar um e-mail para ola@skoola.pt com nome, idade e qualquer outra informação que queira partilhar para o conhecermos um pouco melhor.
A Skoola é o resultado do crescimento de um projeto educativo de base musical que nasceu em 2018 no Village Underground Lisboa e que durante cinco edições recebeu mais de 300 jovens da zona metropolitana de Lisboa durante as férias escolares.
O projeto conduziu-se sob a direção artística de três facilitadores graduados pela Guildhall School of Music & Drama (Londres), a Joana Araújo, a Teresa Campos e o Duarte Cardoso e artistas-convidados por eles. Confirmando-se a ideia de que a música tem um papel fundamental na vida, no desenvolvimento e estruturação dos jovens, decidiu-se que o projeto não podia ficar por ali e, assim, nasce a Skoola.
O Instituto Politécnico de Lisboa, através da Licenciatura em Música na Comunidade é o parceiro responsável pela definição do modelo de ensino-aprendizagem a implementar na Academia, bem como pelo acompanhamento e monitorização da sua implementação, a formação dos professores e a divulgação científica, nacional e internacional, dos resultados do projeto.
Link para Relatório de acompanhamento e investigação, escrito pelos professores / investigadores Abel Arez e Manon Marques da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música:
O desenho curricular alia ao fazer musical ancestral às novas possibilidades criativas trazidas pelo desenvolvimento tecnológico.
A aprendizagem organiza-se em torno de 3 grandes eixos, interligados pela prática musical e sustentados no desenvolvimento de pensamento teórico: produção musical; criação e composição; performance.
À medida que se vão descobrindo (a si mesmos e aos outros), os participantes vão desenvolvendo a capacidade de estabelecer objetivos. Com a ajuda dos mediadores, traçam projetos e, ao geri-los, desenvolvem a sua autonomia. Trabalham em equipa e, ao atingir os objetivos, reforçam a auto-confiança. É destes desafios que emergem as aprendizagens significativas para cada grupo e para cada indivíduo.
Através da organização de processos de tutoria e aprendizagem inter-pares, pretende-se criar uma verdadeira Comunidade de Prática na qual todos contribuem para o desenvolvimento musical de cada um, partilhando saberes, desenvolvendo práticas, comungando interesses.
Não nos organizamos em aulas individuais, mas não nos esquecemos de que cada participante é único e precisa de atenção individualizada. A mediação flexível dos processos de aprendizagem permite múltiplas configurações, dando respostas diferentes a momentos e indivíduos diferentes.
Queremos alimentar exemplos de liberdade artística e diversidade, facilitando a proximidade a profissionais reconhecidos da indústria musical. O envolvimento com estes fatores, em contexto ambiental e formativo, permite não apenas a partilha da experiência acumulada destes, como também o incremento do acesso dos jovens a novas oportunidades, contribuindo para o alargamento das possibilidades de construção do seu projeto de vida.
Organiza processos coletivos de aprendizagem e desenvolvimento musical, cujos protagonistas são os jovens participantes.
Acreditamos que cada indivíduo é construtor do seu próprio conhecimento e que essa construção é tanto mais eficaz quanto mais rico for o ambiente em que ocorre, quanto mais significativos forem os desafios colocados.
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES — SKOOLA UPDATES
Parceiros
© 2020 SKOOLA — Academia de Música Urbana