SOBRE - Origem
Image
O Village Underground é a nossa casa

E a música um dos seus vértices, desde o primeiro minuto. O Village Underground (VU) tem como missão promover a cultura e a criatividade através de um espaço arquitetonicamente inovador, palco de eventos culturais desde 2014. Desde então, tem mantido uma ligação única à música urbana contemporânea e uma proximidade privilegiada com DJs e Produtores Musicais, fazendo deste um espaço de referência além-fronteiras.


Em 2018, foi decidido retribuir a paixão que o VU tem pela música à comunidade, organizando atividades ocupacionais abertas a jovens de diferentes backgrounds sócio-económicos e experiência musical, durante as férias escolares. Assim nasceu o Acorde Maior, um ensemble performativo de base fortemente musical, que explora, também, outras áreas artísticas, a descoberta e o pensamento crítico.

O Acorde Maior despertou algo mais

Durante 5 edições, o Acorde Maior cresceu a bom ritmo, com participantes residentes em Alcântara, nos bairros do Zambujal, Cova da Moura, Serafina e Aldeias SOS. O projeto conduziu-se sob a direção artística de 3 facilitadores graduados pela Guildhall School of Music & Drama (Londres), na criação de um ensemble musical performativo.


Confirmando-se a ideia de que a música tem um papel fundamental na vida, no desenvolvimento e estruturação dos jovens, decidiu-se que o projeto não podia ficar por ali e, assim, nasce a Skoola.

Deu Origem a uma Skoola para todos

O VU passa agora a ser a casa de uma projeto maior, cujo impacto positivo quer chegar mais longe.


É o momento da Skoola, uma academia de música urbana e contemporânea aberta a todos, todo o ano, para trabalhar a música que os jovens ouvem.

Projeto Co-financiado por

Investidores Sociais

Parceiros

Ideia Original e Produção

Parceiro Especial

© 2020 SKOOLA - Academia de Música Urbana